O site da Mural do Treino utiliza cookies. Saiba mais sobre nossas Políticas de Cookies clicando aqui. Ao navegar você concorda com a sua utilização.
Saiba mais sobre os cookies em nossa Advertência Jurídica e Políticas de Privacidade

Conheça a Melhor Dieta para Perder Gordura e Ganhar Massa Magra

Thumb Conheça a Melhor Dieta para Perder Gordura e Ganhar Massa Magra

Conheça a melhor dieta para perder gordura e ganhar massa magra

Este artigo tem a finalidade de propor uma dieta para perder gordura e ganhar massa magra. Entretanto, sabemos que, se concentrarmos nossos esforços somente em alimentação, será difícil atingir resultados significativos…

Por conta disso, resolvi ir além, propondo não somente uma dieta, como também algumas recomendações de exercícios adequadas à nossa meta principal, que é a queima de gordura combinada com o ganho muscular.

Os princípios básicos de uma dieta para perder gordura e ganhar massa magra são:

  • Princípio 01 – Planeje-se

A primeira coisa que você precisa saber para alcançar seu objetivo aqui é que o planejamento é a melhor ferramenta a seu dispor. Elabore uma rotina de alimentação na qual você leva em consideração os seguintes itens:

  • Quantas vezes você pretende se alimentar ao longo do dia?
  • Qual é o horário exato de cada refeição?
  • O que você deverá comer em cada uma das refeições ao longo do dia?
  • Qual é o fundamento que te levou a escolher cada um dos alimentos?
  • Quais são os alimentos que devem ser banidos do cardápio?

Não continue lendo este artigo sem ter tomado nota dos itens acima, ok? Vamos continuando…

  • Princípio 02 – Não fique muito tempo sem comer

Sim, ao contrário do que muita gente acha, ficar com fome é algo que tem potencial para lhe causar efeito contrário ao que é desejado. Você pode engordar ao invés de emagrecer, se ficar sem comer.

Deixe que eu explique porque isso ocorre…

Quando você fica com fome por longos períodos ao longo do dia, o seu organismo entende que deverá poupar energia para os momentos de carência. Assim, quando você resolver comer, ele passará a armazenar energia, transformando parte do alimento em gordura. Não é isso que desejamos, certo?

Então, faça, no mínimo, uma refeição a cada 2 ou 3 horas. Não fique sem comer por mais tempo do que isso.

Princípio 03 – Coma depois dos treinos

Se um dos nossos objetivos é ganhar massa magra, devemos lembrar que nosso organismo prefere digerir as células musculares do que digerir as células de gordura, já que aquelas são mais fáceis de quebrar.

Quando você termina um treino, seu organismo estará louco por energia e, se encontrar um estômago vazio, passará a queimar seus músculos. Para evitar isso, só há uma saída, coma imediatamente após os treinos.

Princípio 04 – Coma mais proteínas magras

A esta altura, você deve estar se perguntando: já entendi que devo comer, mas comer o que?

A melhor classe de alimento para a nossa dieta para perder gordura e ganhar massa magra são as proteínas, e elas devem ser magras, pois as gordurosas atrapalham nossos planos no que se refere à perda de gordura.

Isso significa que o seu cardápio deve levar em consideração o consumo de alimentos como atum, iogurte desnatado, peixes em geral, ovos (preferencialmente, só a clara, sem a gema), peito de frango, peito de peru e peito de chester.

Distribua estes alimentos ao longo das refeições que você planejou ao longo do dia e coma com moderação, sem excessos ou gula. Coma o suficiente para sentir-se saciado.

Princípio 05 – Coma cereais integrais

Outra espécie de alimentos essenciais aos nossos propósitos que igualmente não podem ficar de fora de nossa dieta para perder gordura e ganhar massa magra, são os cereais integrais.

Este tipo de alimento é rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, minerais como o fósforo, o zinco, o magnésio, o selênio, o cobre e o ferro, além de também possuir carboidratos complexos e fibras com baixíssimo teor de gordura. Os cereais integrais têm tudo o que precisamos!

Bons exemplos são a aveia, a linhaça, a cevada, a chia, a quinua e o arroz.

Assim como fizemos com as carnes magras, distribua este tipo de alimento pelas refeições ao longo do dia e, com isso, conclua o seu planejamento alimentar (conforme princípio 01).

Exercícios…

Como eu disse, não apenas ficarei restrito à alimentação, já que considero que os exercícios são essenciais ao nosso propósito e devem complementar a nossa rotina. Por isso, tenho duas recomendações aqui:

  • Recomendação 01 – Dê absoluta prioridade aos treinos com pesos para a definição dos músculos, pois queremos ganhar massa magra, certo? Para tanto, é essencial trabalhar para o crescimento dessas fibras celulares.
  • Recomendação 02 – Controle os exercícios aeróbicos, pois, embora eles sejam essenciais para a queima de gordura, podem terminar queimando as células musculares. Dê preferência aos aeróbicos de alta intensidade, que são executados em curto espaço de tempo e exigem mais do corpo, provocando muita transpiração.

Pronto, agora você tem muito mais do que uma simples dieta para perder gordura e ganhar massa magra. Vá em frente e conquiste suas metas. Agora só depende de você.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:

Publicidade


Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE