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Conheça o poder dos treinamentos Hiits

Conheça o poder dos treinamentos Hiits

Para aqueles que desejam começar a treinar e garantir um corpo mais saudável, um dos assuntos mais comentados são os treinos do tipo HIIT. HIIT vem de do inglês (High Intensity Interval Training) e significa Treino Intervalado de Alta Intensidade.

Conforme o nome indica, o HIIT é composto de exercícios aeróbicos que levam o indivíduo a treinar em máxima intensidade em períodos curtos de tempo, intercalados com pequenos descansos (que variam de acordo com o tipo de treino).

As maiores vantagens do HIIT:

  • Volume de exercícios pequenos, permitindo maior adesão de vários públicos.
  • Curto tempo de treinamento: essa vantagem é ideal para aquelas pessoas que estão sem horários disponíveis para treino. É possível fazer treinamentos de alta intensidade em tempos menores do que 10 minutos.
  • Podem ser gratuitos para si mesmo: Que tal tentar experimentar algum bom canal de youtube com dicas? É de graça!
  • Faça onde quiser! Muitos exercícios de alta intensidade só precisam de você mesmo para realiza-los! É possível faze-los com corridas na rua, realizando tiros em que a pessoa pode correr, por exemplo, 100 metros e depois descansar por 30 segundos e repetir o procedimento pelo tempo que escolher, desde que seja curto, não é recomendado que HIITs sejam superiores a 30 minutos totais.
  • Treinos versáteis e inteligentes, com eficiência comprovada cientificamente! Um estudo mostrou que HIITs consistindo de 60 segundos de atividade e 60 segundos de recuperação, repetidos dez vezes promoviam benefícios cardíacos e pulmonares, melhoramento da funcionalidade celular e adaptações metabólicas.
  • Melhoram a capacidade aeróbica futura para treinos de longa duração que não sejam HIITs: com pouco tempo de treino e alta intensidade, seu corpo aprende a lidar com longos exercícios que requerem bastante energia e trabalho!
  • Funcionam mesmo: queimam muito mais gordura! Esqueça o tédio de ficar horas em uma esteira caminhando, a praticidade do HIIT pode te conquistar!

Como iniciar?

Trouxemos para vocês alguns exemplos de HIIT que podem te salvar e te livrar dos pesos da consciência do final de semana, te mantendo cada vez mais saudável!

1) Tabata: Elaborado pelo pesquisador Izumi Tabata, esse treino consiste de 8 ciclos de atividade durante 20 segundos em máxima intensidade seguidos de descanso de 10 segundos. A proposta é trabalhar as aptidões cardiorrespiratórias, resistência, força, agilidade com alto gasto calórico! E a boa notícia é: existem aplicativos para IOS, Android, Windows Fone com Tabata. A tecnologia pode te ajudar! Instale algum deles e fique livre para começar!

2) Treinamento livre: Esse protocolo pode ser o mais difícil e também o mais fácil, depende do comprometimento que você tiver! Nele, você cria suas atividades, mas é válido consultar um profissional educador físico para obter sugestões. Aqui, é interessante inserir corridas, saltos e outros! Faça uma avaliação física para saber quais atividades você pode fazer!

3) Q48 (Queima de 48horas): Elaborado pelo brasileiro Vinicius Possebon, esse programa tem conquistado milhares de pessoas no Brasil e exterior. Consiste em um plano de treinos de 5 a 10 minutos diários durante três vezes por semana, totalmente baseado em HIIT. Com um pacote de vídeos, é possível exercitar-se em casa em curto período de tempo, sem equipamentos e no horário que quiser. Com um guia de passos a serem dados, o Q48 tem efeitos promissores.

Agora que você já tem várias ferramentas em suas mãos, vamos começar?

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